Black Friday 2018 Brasil – Melhores dicas com para você economizar

Black Friday 2018: Como aproveitar?

Está chegando a data mais aguardada para os compradores de plantão: a Black Friday 2018 aqui no Brasil. Vai rolar dia 23 de novembro, quarta sexta-feira do mês, tradicionalmente na madrugada após o dia de Ação de Graças nos EUA. Ano passado eu deixei umas dicas aqui no blog, mas dessa vez, como estamos com mais de um mês de antecedência, vou deixar um guia completo, que eu uso para comprar na Black Friday. Tenho certeza que será o guia ideal para você economizar de verdade e não ficar na mão.

1) Planeje a sua lista de compras (wishlist)

Nada seria pior do que agir no impulso ao ver descontos na tela do seu computador, e gastar dinheiro com produtos inúteis ou sem real necessidade. Enumere o que você precisa e por ordem decrescente (do mais importante para o menos).

 

2) Conheça as formas de ganhar descontos e pontos de fidelidade.

Para acumular pontos eu gosto bastante do Dotz e da Multiplus, eles funcionam da mesma forma, porém para você ganhar, você precisa acessar a loja on-line por meio do site deles. Então primeiro você deve pesquisar quantos pontos multiplus ou dotz irá ganhar a cada R$1 gasto na loja de sua preferência, e escolher um ou outro (geralmente onde vale mais ponto), aí sim, fazer a compra clicando no link da loja dentro do ambiente da Dotz ou da Multiplus. Então se você não tem cadastro, aproveite e cadastre-se agora na DOTZ e na MULTIPLUS (é de graça!).

Agora, se seu foco não são pontos para trocar por produtos ou milhas aéreas, que tal ganhar DINHEIRO? Pois é. Parece besteira mas não é. Existe a possibilidade de CASHBACK. Uma empresa intermediadora mostra as melhores ofertas, ela recebe uma comissão por isso, e no final quando você compra, ela divide essa comissão com você. É como se parte do dinheiro da sua compra voltasse por meio de transferência bancária. Sem enrolação e sem problemas com pontos. Eu confesso que AMO esse estilo de compra haha. Vou contar os que uso e conheço.

O mais antigo é o Méliuz. Ele possui o serviço de cashback e ainda tem cupons de desconto para algumas lojas, e assim dão mais desconto durante a compra. Então na época de Black Friday, as % de dinheiro de volta sobre a compra costumam ser boas e altas. No total eu já ganhei R$ 129,53! MAIS DE 100 REAIS após comprar com o Méliuz. Eu realmente amo e acho funcional. Para se cadastrar também é de graça clicando aqui.

Outro cashback que surgiu recentemente (2017) foi o Umbarato.com. Mesmo esquema do Méliuz. Porém com um diferencial: Além do cashback e de vários cupons de desconto, ainda possui comparador de preços. Então você busca pelo produto que quer comprar e ele mostra o valor em todas as principais lojas do varejo on-line (comentarei sobre elas mais abaixo). Bacana né? Assim você tem um monte de funcionalidade junta e consegue ver onde está mais vantajoso comprar sem ter muito trabalho. A parte não tão boa é que eles cobram uma taxa para cadastro, que pode ser por celular (recorrência semanal) ou cartão de crédito (recorrência mensal). Se achar que o desconto vale a pena, e para compra de produtos de alto valor, acredito que valha a pena. Você pode se cadastrar por aqui.

 

3) Para economizar precisa comparar preços:

Aproveitando que comentei sobre o comparador de preços Umbarato.com, aproveito para apresentar mais dois, também famosos. A Zoom e a o Buscapé. Ambos mostram o produto que você busca em diferentes lojas. Eu confesso que gosto da Zoom, principalmente pelo programa do Zoom Garante, que em caso de problemas com a loja, ou com recebimento do produto, ou cancelamento, o Zoom Garante devolve seu dinheiro, para depois eles se resolverem com a empresa que realizou a venda. Irado né? Isso que é pensar no cliente.

 

4) Foco em lojas conhecidas.

Esse momento é até delicado. Apesar de muitos e-commerces (lojas on-line) existirem, é sempre bom optar por bons preços em lojas confiáveis. Procure saber se a loja possui fama (boa e principalmente ruim), se entrega no prazo, se tudo chega bem embalado. Essa é a hora que o barato pode sair caro, em caso de lojas desconhecidas com preço super abaixo da média. Fique atento. Lembrando que em época de Black Friday, o atendimento pode ser mais demorado e a entrega também ter um prazo maior que o normal, isso porque a demanda é altíssima.

Lojas que eu costumo comprar: Magazine Luiza, Ponto Frio, Shoptime, Americanas e Casas Bahia. Ano passado em especial eu comprei a minha amada cafeteira Nespresso, direto no site deles. Estava sem dúvida o melhor preços de todos.

 

5) Procure cupons de desconto:

Estou repetindo pra você não esquecer, só jogar no google que o que não falta é site. Só precisa ter paciência porque muitos, às vezes, estão fora da validade já. Mas o Méliuz e um Umbarato sempre tem vários.

 

6) Anote os preços dos produtos com semanas antes da Black Friday.

Para você ter certeza de que não está pagando a metade do dobro, comece hoje a buscar o produto que você quer comprar e anote o dia e o valor dele em diferentes lojas. Assim quando chegar na época da Black Friday, você terá certeza do seu desconto e fará sua compra feliz da vida. Lembra da minha cafeteira de Nespresso, então! Desde o ano passado nunca vi nenhum lugar com aquele preço. Sem dúvida eu arrasei.

 

7) Separe um horário livre para comprar.

Assim como vamos ao shopping com essa finalidade, sente no seu computador ou pegue seu celular para comprar e se concentre. Pode parecer bobeira mas a Black Friday pode ser cansativa se você acessar os sites em horários de pico. Geralmente na madrugada de quinta para sexta, no horário de almoço de sexta, e a partir das 18h de sexta até meia noite são os horários mais bombados para comprar na internet. Pode ter congestionamento no site, fila de espera e até bugs. Então relaxa, pega um café (ou suco) e vamos as compras!

 

8) Já deixe seu cadastro realizado.

Todo mundo sabe que preencher formulário de cadastro é MUITO chato. Logar com facebook é a felicidade da vida. Mas para comprar on-line, é necessário sim ter tudo completo: Dados pessoais e principalmente seu endereço. Então, não deixe pro dia, a conexão lerda do site cheio de gente pode atrapalhar, ocasionando até em perder a promoção. Acesse e faça seu cadastro completo em tudo. Na hora é só colocar o cartão de crédito ou boleto e partiu.

 

 

9) Se unir com os amigos alivia o frete.

Acho eu que a pior parte de comprar on-line é o famigerado FRETE. Quem nunca foi comprar um produto e quando viu, o frete era quase o valor do produto ou até mais caro? Eu fico louca! Então, se não rolar frete grátis, eu vejo se alguém do ciclo de amigos quer se juntar pra comprar algo e pagar um frete só. No final pode ser que fique mais barato do que comprando sozinho. Pra economizar vale tudo. Joga a ideia no grupo da família no whatsapp, vai que cola?

 

10) O cliente tem sempre razão (ou pelo menos enquanto estiver dentro do código de defesa do consumidor)

Vou deixar uns bizus para você não dar mole. Primeiro que TODA compra de produto ON-LINE dá direito de 7 dias de “arrependimento”, a partir da data de compra ou mesmo da de entrega. Se você comprou um sapato na black friday que na foto era lindo mas chegou na sua casa e era horroroso, você deve entrar em contato imediatamente com o SAC da loja e alegar que quer devolver o produto. 

Dentro dos 7 dias é seu direito, até se você tiver comprado por impulso e se arrependeu. Produtos com defeito e troca também estão inclusos nesse prazo.

Atenção na hora da entrega de mercadorias!

Atente também ao recebimento da sua mercadoria. Não aceite caixa violada, por exemplo, rasgada ou remendada. Uma vez assinado que recebeu seu produto, se a caixa estiver vazia ou adulterada, a empresa não se responsabiliza pois você assinou que recebeu. Então, só receba se estiver em boas condições e com a Nota Fiscal. Se necessário, receba a encomenda gravando com seu celular um vídeo. Todo cuidado é pouco e digo isso porque já soube de histórias. Amém nunca passei por nada, mas já recebi uma caixa toda amassada, parecendo que houve tentativa de roubo dos produtos pois era possível abrir sem tirar o lacre, mas abri na frente do entregador e conferi com a nota fiscal, estava tudo lá embalado, aí assinei. Esses cuidados eu recomendo principalmente para compra de eletrônicos (smartphones, notebooks, tablets etc).

 

Espero que tenham gostado desse Guia para Black Friday 2018. São os detalhes que eu sempre atento para economizar bastante. Boas compras.

Foi útil para você? Me conta aqui nos comentários o que você já sabia ou não.

Deixe seu comentário.

comentários

Me conta o que achou!